domingo, 4 de março de 2018


O Senhor é o Meu Pastor



Não é possível afirmar, mas é bem provável que Davi tenha escrito o Salmo 22 quando já era um homem com idade avançada, possivelmente durante a rebelião de Absalão, seu filho.

No salmo 21, Davi comparou o inimigo a animais astutos e fortes (21, 12-16.21), enquanto neste salmo, retrata o povo de Deus como simples ovelhas. Com isso, podemos aprender sobre o Pastor e perceber o quanto Jesus, nosso bom pastor é bondoso e grande é  o seu cuidado para conosco. As ovelhas são animais indefesos que se perdem com facilidade e precisam de cuidados quase constantes. As ovelhas precisam ser conduzidas.

O salmista inicia dizendo: 
O SENHOR É O MEU PASTOR”. . .

O sentido da palavra desta palavra inicial  é: “está me pastoreando”. “O senhor está me pastoreando, Ele está tomando conta de mim”.

No evangelho segundo São João, Jesus nos diz: – “Eu sou o bom pastor; o bom pastor Expõe a vida pelas ovelhas” (João 10,11 ). Ele expõe sua vida, Ele corre riscos por uma ovelha, Ele dá a vida pelas ovelhas.

Quem são as ovelhas de Jesus?
A tendência é dizer que todos somos ovelhas de Jesus, mas não é assim, a verdadeira ovelha de Jesus é aquele que O ouve e O Segue. O mundo continua com inúmeros pastores, com suas ofertas e seus sinais a nos atrair. Se os seguimos, não somos de fato ovelhas de Jesus.

No mesmo capítulo de São João, voltemos alguns versículos  (João 10, 4-5) “Depois de conduzir todas as suas ovelhas para fora, vai adiante delas; e as ovelhas o seguem, pois conhecem sua voz. Mas não seguem um estranho; antes fogem dele, porque não conhece a voz dos estranhos.”

O que eu e você estamos dispostos a ouvir e seguir, isso determina quem está nos pastoreando, deixa claro quem é pastor em nossas vidas.

Se deixarmos Jesus nos conduzir, se estivermos realmente dispostos a ouvir o conselho de Jesus para nossa família e segui-lo, podemos afirmar: “Jesus é o nosso bom Pastor, é o Pastor da nossa família, nada nos faltará”. A nossa família está sendo pastoreada por Jesus, que deu a vida por nós.

Somos como ovelhas que não tem uma boa visão e que são quase totalmente dependentes do pastor, assim também é em relação à nossa família. “Longe da graça de Deus, sem que Ele nos pastoreie, não conseguiremos edificar a nossa casa”. Todo o nosso trabalho, nosso esforço, os afazeres do dia a dia, sem a condução do Senhor erá em vão.

Ainda no primeiro versículo, o salmista fala: 
. . .NADA ME FALTARÁ.”
 Nosso Deus é o Deus que tudo provê, que tudo proverá: (Javé -Jiré – o Senhor proverá)
É realmente maravilhoso podermos identificar o nosso Deus Todo poderoso como “o meu Pastor”.

Quando estava sendo perseguido e andava fugindo pelos desertos e cavernas, Davi, que era pastor,  cantou este Salmo, identificou o Senhor assim, “o meu pastor”. Ele sabia bem a importância de um pastor, pois os pastores do oriente guardavam suas ovelhas, as conduziam, proviam alimentos e água, cuidavam delas quando estavam cansadas, feridas ou doentes, salvavam as que se perdiam, conheciam cada uma pelo nome, e principalmente, as amava.

Se estamos em dificuldades em nossa vida, se passamos por um momento ruim, invoquemos ao Senhor que é nosso pastor, invoque o Deus da Provisão, no seu casamento e na sua família,  invoque ao Senhor, declare com toda a certeza, com toda força do seu coração: “O Senhor é meu pastor, nada me faltará”.

Confie plenamente na força da sua oração, você nasceu para dar certo, você nasceu para vencer:
Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores por aquele que nos amou”. (Rm 8,37)

 No versículo seguinte, o pastor Davi que se coloca como ovelha do Senhor diz:
EM VERDES PRADOS ME FAZ REPOUSAR, CONDUZ-ME JUNTO AS ÁGUAS REFRESCANTES”

É fato que as ovelhas não deitam estando com fome, nem bebem água de riacho muito forte. Por  vezes o pastor cria uma represa temporária num córrego para saciar a sede das ovelhas.

Enquanto fugimos nos desertos da vida, muitas vezes tentando se esconder dos inimigos e conflitos que nos rodeiam, estamos como Rei Davi quando cantou este salmo. É neste mesmo momento que O Pastor nos faz deitar em verdes prados.

O Pastor tinha a obrigação, no final de cada dia, levar as ovelhas em segurança ao aprisco. Enquanto dormiam, eram protegidas por um muro de pedras que as cercava e o próprio pastor se deitava na abertura e servia de porta.

Lembremos o que diz Jesus: “Em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.”  (João 10, 7b)

Durante a noite ladrões ou animais perigosos poderiam aproximar-se do aprisco, mas não tinham como chegar até as ovelhas, pois o pastor estava no seu caminho como porta daquele pequeno curral, como vigia permanente.
Jesus diz ainda: “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor expõe a sua vida pelas ovelhas. O  mercenário, porém, a quem não pertencem as ovelhas, quando vê que o lobo vem vindo, abandona as ovelhas e foge, o lobo rouba e dispersa as ovelhas.” (João 10, 11-12)

Não se esqueça: Entre nós e o lobo está o Bom Pastor para nos guardar e nos proteger de todos os perigos.

Isso me recorda nossa oração na hora da misericórdia onde Jesus Misericordioso se coloca entre nós e o perigo.

 No quarto versículo está escrito:
AINDA QUE EU ATRAVESSE O VALE ESCURO, NADA TEMEREI, POIS ESTAIS COMIGO”.
Neste momento central do salmo, Davi muda a forma de tratamento, o pronome pessoal muda de ele para tu.

O salmista Davi não está falando mais sobre o pastor, mas com o pastor.

O vale Escuro representa qualquer experiência difícil em nossa vida que nos enche de temor, inclusive a morte. E é ai neste vale que você pode estar passando agora, que o pastor (não mais a nossa frente, mas junto de nós, ao nosso lado) nos acalma, fortalece e nos conduz com todo o carinho e com segurança à vitória.

O quinto versículo diz:
PREPARAIS PARA MIM A MESA A VISTA DE MEUS INIMIGOS”.

O termo “mesa” não é o mais apropriado na nossa língua, seria melhor traduzir o seu significado para “algo estendido”. É estender um tapete e comer juntos, é como um “piquenique”. Na cultura judaica, um convite para comer junto era um convite para se fazer ou renovar uma aliança. Quando Jesus disse a Zaqueu: “Porque é preciso que eu fique hoje em tua casa”(Lucas 19, 5) Jesus estava lhe convidando para renovar a aliança.

O rei Davi dizia para Deus: “estende um tapete diante de mim, vamos cear juntos, vamos fazer uma aliança, vamos renovar a aliança na presença dos meus inimigos!”
Somos servos de um Deus maravilhoso que mesmo nos desertos de nossa vida é capaz de nos preparar um banquete.

Ainda no versículo quinto está escrito: 
DERRAMAIS O PERFUME SOBRE MINHA CABEÇA E TRANSBORDA A MINHA TAÇA”.

Já chegada a noite, o pastor examina cada ovelha,  aplica óleo nas ovelhas feridas. Para as mais sedentas, oferece água num cálice grande com duas asas. Também coloca óleo na cabeça e nos chifres das ovelhas e cordeiros para afastar moscas e outros insetos. No entender de alguns teólogos, as moscas representam os demônios que se alimentam dos pecados.

Eis o óleo, a unção.

Nós somos ungidos, desde o batismo, alguns ainda crianças, outros já adultos, recebemos o óleo da unção. Nada pode nos afetar, nós somos cuidados por Deus.

Às vezes nos vemos em situações extremas, onde nossos recursos e nossas forças se esgotam. Precisamos reconhecer nossas limitações e fraquezas, e isso nos levará ao único que pode resolver,  Jesus Cristo o bom pastor.

Se te deixas abater no dia da adversidade, minguada é a tua força”(provérbios 24, 10)
Nunca se deixe dominar pelas fraquezas, elas podem destruir seus sonhos e objetivos, importa é saber que em tudo posso naquele que me fortalece (filipenses 4, 13)  nada posso sozinho, mas em Jesus, meu Pastor tudo é possível.

No terço da libertação nós rezamos: “Se portanto, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente  livres.” (João 8, 36)

As coisas que não conseguimos resolver precisamos confessar a Deus e pedir auxílio de todo o coração, com todas as forças. Aí então a unção se manifestará, a unção que destrói o jugo e que nos traz libertação.

A fraqueza que eu e você ainda temos pode ser: um vício, mau hábito, coisas que nos levam a pecar ou até mesmo a falta de interesse pelas coisas de Deus.

Quando simplesmente “vamos à Igreja”, “rezamos”, às vezes “lemos a Bíblia”, porém estas coisas não têm sido prioridades em nós, precisamos tomar cuidado. Esta falta de interesse pode nos dominar e nos levar a perder as forças.

Quando faço o que Deus disse para eu não fazer, estou errado, estou pecando.

No Salmo 121, lemos: “Que alegria quando me vieram dizer: ‘Vamos subir a Casa do Senhor’...”
A falta desta alegria pode representar uma fraqueza,  e deve ser resolvida.

 Finalmente chegamos ao versículo seis que na sua primeira parte diz:
A VOSSA BONDADE E  MISERICÓRDIA HÃO DE SEGUIR-ME POR TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA”.

Veja que benção, estamos sendo perseguidos pelo Bom Pastor, que é capaz de deixar noventa e nove ovelhas no aprisco para vir com sua BONDADE e MISERICÓRDIA ao nosso encontro!

Estão nos acompanhando a BONDADE e a MISERICÓRDIA do de nosso Deus Todo Poderoso!

Em todos os lugares, bons ou ruins, onde andamos, todo tempo, a BONDADE e a MISERICÓRDIA nos seguem.

Portanto, antes de nos preocuparmos com a perseguição por parte do inimigo, devemos lembrar que estamos sendo seguidos pela BONDADE e a MISERICÓRDIA de Deus. Nós somos ungidos de Deus, lembre-se disso, nada pode nos abater.

Finalizando o Salmo 22, Davi nos diz na segunda parte do versículo seis:
E HABITAREI NA CASA DO SENHOR POR LONGOS DIAS”

Muitas vezes, nós católicos, utilizamos esse salmo e especialmente esse versículo para falar da eternidade. Não, isto não fala somente da eternidade, mas também de nossos dias aqui na terra. Fala de a um abrigo espiritual, que é muito necessário para vivermos em comunidade, já que fomos criados para viver unidos a irmãos, e Deus expressa, através da Igreja, esse abrigo.

A Igreja é lugar de se alimentar da Palavra e da Eucaristia, é lugar de segurança, provisão, unção e comunhão. Igreja é lugar da família. Não tente ser católico só em casa, seu lugar é na comunidade.

A Santa Igreja é parte do projeto de Jesus para abraçar o homem, sua ovelha, que Ele tanto ama e por ela dá a vida.

A Palavra nos exorta: “Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a igreja e se entregou por ela.” (Efésios 5, 25)

A Igreja é de fato muito importante, Cristo,  meu Senhor e meu Pastor, não morreria por algo sem importância.




Nunca se esqueça: 

Você é a Igreja, 

Você pertence a Igreja.



Beto Bernardi, Cruzeiro SP - carnaval de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Baixo Jacundá e um retiro  pessoal  com o frei Raniero Cantalamessa. Comunidade Nossa Senhora de Nazaré Dia 8 de junho de 2018. ...