quinta-feira, 14 de junho de 2018

Baixo Jacundá e um retiro pessoal
com o frei Raniero Cantalamessa.

"Como bons dispenseiros das graças de Deus, cada um de vós ponha à disposição dos outros o dom que recebeu." (1Pd4,10)

Visitar as comunidades ribeirinhas da paróquia é parte importante de nossa missão. Conhecer sua realidade, saber quais são anseios e realizações, suas angustias e dificuldades. Conhecer a realidade de seu povo, como vivem, planejam suas ações, como as põem em prática, avaliam e celebram.
Saímos da sede paroquial de Santa Maria de Bagre na quinta-feira, dia 7 de junho de 2018, rumo ao distrito do Baixo Jacundá. Apenas 6 comunidades católicas distribuídas em uma enorme extensão territorial.
O barco, São João Paulo II, pertencente a paróquia de Santa Maria, tem pouco mais de 18 metros de comprimento por 4 de largura em sua parte central. Um grande porão, uma cabine de comando, dois pequenos camarotes onde guardamos nossos objetos pessoais, cozinha, banheiro, uma área reservada que serve de dispensa e outras utilidades, com um freezer grande para ajudar na preservação de alimentos. Já eram quase 13 horas quando partimos do trapiche municipal, Eu, junto com padre Casimiro, o pároco e Zequinha, o coordenador do distrito Parnaúba que já participou conosco da Escola de Formação de missionários do Marajó, que assumiu o comando do barco em função do falecimento recente do antigo piloto, Chico Tempero.

Nessa viagem, resolvi levar comigo o livro, “Maria, Um espelho para a Igreja”, do frei Raniero Cantalamessa, para mim um autor de leitura obrigatória, seus textos e reflexões sempre são como um retiro espiritual. Reler esse livro, em paralelo a viagem, foi inspirador ao comparar os ensinamentos sobre Maria Santíssima e a vida das pequenas comunidades.

Deixamos a sede do município e tomamos o rio Jacundá, poucas horas depois entramos em um rio menor até chegar ao nosso destino, comunidade Nossa Senhora de Nazaré, no rio Jaguarajó. Fomos recebidos pelo antigo coordenador da comunidade, Manoel, que também foi membro de nossa escola missionária, e por Miguel, atual coordenador da comunidade e também aluno de nossa escola.
Pelas 19 horas foi servido o jantar e logo após, realizou-se a reunião com os comunitários. Depois da apresentação, o pároco fez um momento de oração e uma pequena reflexão sobre o evangelho do dia. Em seguida, apresentou-nos, falou sobre a perda do antigo piloto do barco, que morreu em missão no interior de Breves, a serviço da paróquia de São José e Santa Teresinha do Menino Jesus. Miguel apresentou um pequeno relatório sobre as realizações da comunidade e suas perspectivas, também uma prestação de contas da comunidade. Por fim, me foi pedido para apresentar a missão Anuncia-me, que realizaremos nos distritos a partir de fevereiro de 2019.

Encerramos a noite com uma rifa de 10 prêmios, onde o padre ficou com três deles. Marcadas as atividades para o próximo dia, fomos nos recolher em nosso barco.