sábado, 10 de março de 2018

Ser Missionário
No dia 1 de outubro de 2015, Papa Francisco recebeu na Sala Clementina, no Vaticano, os oitenta e cinco participantes do 18º Capítulo Geral dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus.

Falando a eles, o Santo padre nos dá fortes instruções de como ser um bom missionário, tomemos posse de seu ensinamento para nossas vidas, que o ensino seja fecundo em nosso Instituto Missionário do marajó às Nações e a todos aqueles que tem um espírito missionário... seguem alguns trechos:

“Vocês são servidores e mensageiros do Evangelho, especialmente para aqueles que não o conhecem ou o esqueceram. Na origem de sua missão existe um dom: a iniciativa gratuita do amor de Deus que lhes dirigiu dois chamados: estar com Ele e pregar. Na base de tudo está a relação pessoal com Cristo, arraigada no Batismo, confirmada na Crisma e reforçada pela Ordenação”

“Neste espaço de oração se encontra o tesouro verdadeiro a ser doado aos irmãos através do anúncio. O missionário é o servidor do Deus que fala, que deseja falar aos homens e mulheres de hoje, como Jesus falava às pessoas de seu tempo e conquistava o coração das pessoas que iam ouvi-lo e ficavam admiradas com os seus ensinamentos. Esta relação da missão ad gentes com a Palavra de Deus não se coloca tanto na ordem do ‘fazer’ mas do ‘ser’ ”

Segundo o Santo Padre, “a missão, para ser autêntica, deve colocar no centro a graça de Cristo que jorra da Cruz” Baseando-se nisso, ele deu dicas para os missionários:

1. Acreditar em Jesus Cristo. “Acreditando Nele é possível transmitir a Palavra de Deus que anima, sustenta e fecunda o compromisso missionário”

2. Ter intimidade com a Palavra de Deus. “Por isso, devemos nos nutrir sempre da Palavra de Deus, para ser um eco fiel”

3. Acolher com alegria a Palavra de Deus. “Acolhê-la com a alegria do Espírito”

4. Transformá-la em atos, como fez Maria. “Interiorizá-la e torná-la carne de nossa carne, como Maria”

5. Evangelizar a partir dessa Palavra. “Na Palavra de Deus existe a sabedoria que vem do alto, e que nos ajuda a encontrar linguagens, comportamentos e os instrumentos adequados para responder aos desafios da humanidade que muda”.

“Prossigam, com confiança, a sua colaboração preciosa na missão da Igreja."

Que as palavras do Santo padre aos missionários Combonianos, sejam luz para nossa missão.

Eu tomo posse.E você?

Beto Bernardi (imm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Baixo Jacundá e um retiro  pessoal  com o frei Raniero Cantalamessa. Comunidade Nossa Senhora de Nazaré Dia 8 de junho de 2018. ...